quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Filme Nº119: A Cavalgada Heróica (1939)

A Cavalgada Heróica (1939)
Stagecoach
John Ford
 
O primeiro filme de 1939, é este western de John Ford e que conta com a participação do rei do western - John Wayne, aqui no papel de Ringo Kid, um foragido que quer fazer justiça á morte do seu pai e irmão.
Mas o filme é passado, quase sempre dentro de uma diligência bem cheia. Temos um banqueiro corrupto, um vendedor de whisky, um doutor bêbado (e que gosta de experimentar as bebidas do vendedor), uma mulher da vida, expulsa pelas senhoras puritanas da cidade, uma mulher grávida que quer encontrar o seu marido (um oficial de cavalaria) e um jogador (que vai para proteger a grávida).
Muitas coisas acontecem na viagem, entre as quais uma emboscada feita pelos indios Apaches (um dos momentos altos do filme).
Um filme bem interessante, devido aos contrastes de feitios, o que faz com que se veja que o elenco foi muito bem escolhido.
Filme que aconselhamos vivamente a todos, mas em especial aos fãs de western.  

1 comentário:

  1. Este filme é responsável pelo resgate dum género cinematográfico: o western. Quando parecia que o género estava condenado ao marasmo e à série B, John Ford compõe o modelo do novo western: grandes paisagens, romance, lutas épicas, trabalhos notáveis de duplos. Além disso, John Ford dá lições morais ao elevar à condição de heróis os homens e as mulheres comuns, muitas vezes desprezados pela sociedade e pelos ditos bons costumes.

    ResponderEliminar